Skip to main content

[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index] [List Home]
[epf-dev-pt] Res: [epf-dev-ptb] Glossário

Oi Altair,
 
Retirei este glossário da tradução do OpenUP.
 
Espero que lhe ajude :)
 
Abraço,
 
Paulo
 
 
A
analista
Papel que representa os interesses do cliente e dos usuários finais.
arquiteto
Papel que representa alguém responsável por projetar a arquitetura de software, o que inclui a tomada das principais decisões técnicas que orientam todo o design e implementação do projeto.
arquitetura
Descreve a "planta baixa" para desenvolvimento de software, frequentemente representada por visões arquiteturais. Também contém o raciocínio, as suposições, as explicações e as implicações das decisões que foram tomadas na formação da arquitetura, bem como o mapeamento global entre as visões.
artefato
Um produto de trabalho formal que:
1) é produzido, modificado ou usado por uma tarefa,
2) define uma área de responsabilidade
3) está sujeito ao controle de versão.

Um artefato pode ter várias formas incluindo um modelo, um elemento de modelo ou um documento.

atividade

Uma atividade é algo que um ou mais papéis fazem.

Na UMA, uma atividade é um elemento de decomposição, que suporta o agrupamento lógico e aninhado de elementos relacionados aos processos, tais como descritor e sub-atividades, formando assim estruturas de decomposição.

ator
Alguém ou algo fora do sistema que interage com ele.
atributo
Os atributos são propriedades de entidades tais como (mas não limitadas a) Itens de Trabalho, Caos de Uso e Testes. Os atributos captam importantes informações adicionais sobre a entidade que podem ser usadas para responder a pesquisas sobre o status do projeto de desenvolvimento.
B
biblioteca de métodos
Um contêiner físico para as definições de plug-ins de método e configurações de método. Todos os elementos de método são armazenados em uma biblioteca de métodos.
C
característica
Um serviço, externamente observável, fornecido pelo sistema que atende diretamente uma necessidade de Stakeholder
caso de teste

Especificação de um conjunto de entradas, condições de execução e resultados esperados do teste que necessitam ser validadas para permitir a avaliação de alguns aspectos particulares do sistema sob teste.

caso de uso
Captura os requisitos como uma seqüência das ações executadas por um sistema que produzem um resultado de valor observável para aqueles que interagem com o sistema.
categoria personalizada
Usada para categorizar conteúdo com base nos critérios do usuário. Um importante uso é para construção de visões.
cenário de caso de uso
Representa instâncias específicas do caso de uso que correspondem a entradas específicas do ator ou condições específicas do ambiente. Cada cenário descreve formas alternativas de comportamento do sistema, ou pode descrever falhas e casos de exceção.
cliente
Uma pessoa ou organização, interna ou externa à empresa produtora, que tem responsabilidade financeira sobre o sistema. Em um sistema grande ele pode ser o usuário, ou não. O cliente é o destinatário final do produto desenvolvido. Veja também: Stakeholder.
colaboração
Um grupo de pessoas que cooperam em conjunto para resolver um problema de negócio significativo e claramente definido. A alta colaboração necessita de um ambiente de confiança onde o diálogo seja disciplinado e focado na solução do problema de negócio.
componente

Uma parte encapsulada do sistema que é não trivial, quase independente, substituível e que cumpra uma função específica no contexto de uma arquitetura bem definida. Um componente está em conformidade e fornece a realização de um conjunto de interfaces.

conceito
Esboça as principais idéias ou princípios básicos subjacentes a um tema central para o método. Os conceitos normalmente abordam temas mais gerais do que as diretrizes e abrangem vários produtos de trabalho, tarefas ou atividades.
Concepção
Primeira das quatro fases do ciclo de vida de projeto do OpenUP, serve para o entendimento do escopo e objetivos do projeto e a coleta de informações suficientes para confirmar se o projeto deve continuar.
configuração
Atributos funcionais, físicos e de desempenho de um produto, ou combinação de produtos, existente ou planejado.
configuração de método
Uma configuração de método especifica a seleção de um subconjunto lógico de uma biblioteca de métodos, em termos de plug-ins de método, pacotes de conteúdo e pacotes de processo.
conjunto de papéis
Usado para agrupar papéis que tenham algo em comum.
construção
Uma versão operacional de um sistema ou de uma parte do sistema que demonstre um subconjunto das capacidades a serem fornecidas no produto final.
Construção
A terceira fase do ciclo de vida de projeto do OpenUP, na qual o software é evoluído de uma arquitetura executável em linha de base até o momento em que esteja pronto para ser entregue à comunidade de usuários.
conteúdo de método

Descreve conceitos metodológicos genéricos da UMA e orientações, que fornecem explicações passo-a-passo, descrevendo como metas específicas são alcançadas independentemente da colocação destes passos em um ciclo de vida de processo.A UMA separa o conteúdo de método de sua aplicação no processo.

contribuição de processo
Um processo especial que define externamente adições e alterações a um processo existente, sem alterá-lo diretamente.
D
definição de termo
Uma orientação que define os conceitos que são usados para construir o glossário.
descritor
Na UMA, um descritor é uma generalização abstrata para elementos de decomposição especiais que referenciam um elemento de conteúdo concreto. Os descritores são os principais conceitos para realizar a separação do processo do Conteúdo de Método. Um descritor pode ser caracterizado como um objeto de referência para um determinado elemento de conteúdo. Além disso, um descritor tem seus próprios relacionamentos e propriedades cuja finalidade é modificar a semântica do elemento de conteúdo que ele se refere.
desenvolvedor
Papel que representa alguém responsável por desenvolver uma parte do sistema, incluindo a construção de seu design de forma que ele atenda a arquitetura, e pela implementação, execução de testes de unidade, e integração dos componentes que são parte da solução.
diagrama de detalhe de atividade
Diagrama mostrando todos os elementos de decomposição no âmbito de uma atividade. Este diagrama também ilustra relacionamentos de entrada e saída entre tarefa, atividades e produtos de trabalho, bem como os relacionamentos de responsabilidade entre os papéis e as tarefas. Os diagramas de detalhe de atividade são usados para fornecer um resumo completo de uma atividade e, assim, melhorar a sua inteligibilidade.
diretriz
Uma diretriz, que fornece detalhes adicionais sobre como lidar com um determinado elemento de conteúdo. As diretrizes se aplicam mais comumente às tarefas e aos produtos de trabalho.
disciplina
Uma coleção de tarefas relacionadas que definem um grande "área de preocupação". Na engenharia de software, as Disciplinas incluem: Requisitos, Arquitetura, Desenvolvimento, Teste e Gestão de Projeto.
documento
Um documento é um conjunto de informações destinadas a serem representadas em papel, ou em um meio de comunicação que use uma metáfora de papel. A metáfora de papel inclui o conceito de páginas, e tem uma seqüência de conteúdos, implícita ou explícita. A informação está em texto ou em imagens bidimensionais. Exemplos de metáforas de papel são documentos de processadores de palavra, planilhas, cronogramas, gráficos de Gantt, páginas web e apresentações de slides em retro-projetores.
domínio

(1) Uma área de conhecimento ou atividade caracterizada por uma família de valores relacionados.

(2) Uma categoria específica de problema, que se caracteriza por um corpo de conhecimento, atividades e comportamentos.

(3) Uma hierarquia que pode ser refinada e que agrupa produtos de trabalho relacionados

E
Elaboração
Segunda das quatro fases no ciclo de vida de projeto do OpenUP, quando os riscos arquiteturalmente significantes são tratados.
elemento de conteúdo
Qualquer elemento modelado na UMA que seja parte de um conteúdo de método. Os elementos de conteúdo fornecem explicações passo-a-passo, descrevendo como as metas de desenvolvimento bem específicas são atingidas independente da colocação destes passos em um ciclo de vida de desenvolvimento. Eles são instanciados e adaptados às situações específicas nas estruturas de processo.
elemento de decomposição
Qualquer elemento modelado na UMA que seja parte de uma estrutura de processo.
elemento de modelo
Um elemento, que é uma abstração extraída do sistema a ser modelado. Contrasta com o: elemento de visão.
elemento de visão
Um elemento de visão é uma projeção, textual ou gráfica, de uma coleção de elementos de modelo.
entrada
Na UMA, a entrada é um tipo de produto de trabalho usado por uma tarefa Veja: produto de trabalho estático.
entregável
Uma saída de um processo que tem um valor, material ou não, para um cliente ou outro Stakeholder.
escopo
Uma descrição da amplitude do comportamento de um sistema, especificando os limites do domínio do problema ou do sistema.
esforço

Indica quanto tempo os membros da equipe necessitarão para completar os itens de trabalho atribuídos. Usa normalmente as unidades de dias reais ou horas reais.

estrutura de decomposição

Uma construção UMA que especifica um processo como uma composição hierárquica de elementos de decomposição.

estrutura de decomposição de trabalho
Decompõe o projeto em unidades de trabalho individuais ou tarefas, para as quais os custos, marcos e atividades podem ser atribuídos e rastreados.
exemplo
Uma orientação que representa uma amostra de exemplo típica e parcialmente concluída de um ou mais elementos de conteúdo. Os exemplos são mais comumente fornecidos para os produtos de trabalho.
F
fase
O tempo entre dois grandes marcos de projeto, durante o qual um conjunto bem definido de objetivos é cumprido, e as decisões são tomadas para entrar ou não na próxima fase.
ferramenta
Uma categoria padrão usada como um contêiner para os mentores de ferramenta. Pode também fornecer descrições gerais da ferramenta e de suas capacidades gerais.
FURPS+
Funcionalidade, Usabilidade, Confiabilidade, Desempenho, Suportabilidade e outros. Este acrônimo representa as categorias que podem ser usadas na definição dos requisitos do produto. Para mais informações veja Requisitos Suplementares.
G
glossário
Captura o vocabulário e outros termos importantes que fazem parte do projeto e do domínio do problema.
I
informe
Uma orientação que é um template predefinido de um resultado gerado com base em outros produtos de trabalho. Uma saída de algum tipo de ferramenta de automação.
instrumentação de código

Declarações "extras" adicionadas ao código fonte para propósitos de teste, depuração, ajuste ou rastreamento.

item de trabalho
Trabalho agendado a ser feito no projeto.
iteração
Pequena divisão do projeto com duração limitada. As iterações permitem demonstrar valor incremental e obter feedback rápido e contínuo.
L
liberação
A entrega de um sistema funcional atendendo os objetivos predefinidos.
lista de verificação
Identifica uma série de itens que necessitam ser completados ou verificados. As listas de verificação são frequentemente usadas em revisões tais como inspeções.
M
marco

O momento em que uma iteração ou fase termina formalmente, proporcionando assim um ponto para verificar se o projeto está pronto para passar para a próxima iteração ou fase.

Marco da Arquitetura no Ciclo de Vida

Segundo marco importante do projeto que acontece ao final da fase de Elaboração. Neste momento, os requisitos em linha de base são acordados, o escopo e os objetivos detalhados do sistema foram definidos, arquitetura deve estar em linha de base e os maiores riscos resolvidos.

Marco da Capacidade Operacional Inicial

Terceiro marco importante do projeto que acontece ao final da fase de Construção. Neste ponto, o produto deve está pronto para ser tratado pela equipe de transição.

Marco da Liberação do Produto
Quarto marco importante do projeto que acontece ao final da fase de Transição. Neste ponto, os objetivos devem ter sido alcançados e outro ciclo de desenvolvimento pode iniciar. Este Marco é o resultado da revisão e aceitação, pelo cliente, de todos os artefatos gerados pelo projeto.
Marcos dos Objetivos no Ciclo de Vida
Primeiro maior marco do projeto que acontece ao final da fase de Concepção. Neste ponto, deve existir consenso sobre o custo versus os benefícios do projeto, e a decisão sobre a continuação do projeto ou seu cancelamento deve ser tomada.
material de apoio
Uma orientação, que é um agrupamento para outros tipos de orientação não definidas especificamente em outros lugares.
mecanismos arquiteturais
Os mecanismos arquiteturais representam soluções concretas e comuns para problemas normalmente encontrados. Podem ser padrões de estrutura, padrões de comportamento ou ambos.
mentor de ferramenta
Um mentor de ferramenta é um tipo de orientação que explica como executar tarefas ou passos específicos usando uma ferramenta de software específica.
modelo

Um modelo é uma abstração de algo mais complicado.

modelo de caso de uso
Um modelo dos casos de uso e atores do sistema e de seus relacionamentos.
N
necessidade dos Stakeholders
O problema operacional ou de negócio (oportunidade), que deve ser resolvido para justificar a compra ou o uso do sistema.
O
orientação

A orientação descreve conselhos comprovados para cumprir uma meta.

Na UMA, a orientação generaliza todas as formas de conteúdo cuja finalidade principal é fornecer explicações sobre outros elementos da UMA. A orientação também é um elemento de conteúdo, e é possível associar uma orientação com outras orientações.

P
pacote de conteúdo
Um pacote de método especial que contém exclusivamente elementos de conteúdo. Exemplos de elementos de conteúdo são artefatos, tarefas, papéis e orientação.
pacote de processo
Um pacote de método que contém somente processos tais como padrões de capacidade ou processos de entrega.
padrão
Uma solução generalizada que pode ser implementada e aplicada em uma situação do problema (um contexto).
padrão de capacidade

Um processo especial que descreve um grupo reusável de atividades. Os padrões de capacidade expressam e comunicam o conhecimento de processo de uma área de interesse, tal como uma disciplina e pode ser usado diretamente pelos profissionais para orientar o seu trabalho.

papel
Uma definição do comportamento e das responsabilidades de um indivíduo, ou um grupo de indivíduos que trabalham juntos como uma equipe.
papel composto
Um descritor de papel especial que se relaciona com mais de um papel. Representa um grupo de papéis com o principal propósito de reduzir a quantidade de papéis definidos no conteúdo do método de um processo.
passo
Na UMA, um passo é um elemento de conteúdo usado para organizar as tarefas em partes ou subunidades de trabalho.
perfil de equipe
Um elemento de decomposição que agrupa descritores de papel ou papéis compostos, definindo assim uma hierarquia aninhada de equipes e membros de equipe.
plug-in de método
Representa um contêiner físico para os pacotes de método. Define o maior nível de detalhe para a modularização e organização de conteúdos de método e processos.
ponto
Uma medida relativa de tamanho que é normalmente usada para estimativas Ágeis.
prática
Uma orientação, que apresenta uma estratégia ou forma comprovada de executar o trabalho para alcançar uma meta que tenha um impacto positivo em um produto de trabalho ou na qualidade do processo.
processo

(1) uma estrutura geral para determinados tipos de projeto de desenvolvimento. Os processos relacionam os elementos de conteúdo em seqüências semi-ordenadas que são personalizadas para determinados tipos de projeto. Sendo assim, um processo é um conjunto de descrições de trabalho parcialmente ordenadas, destinadas a alcançar uma meta maior de desenvolvimento, tal como o lançamento de um software específico.Estas descrições de trabalho estão organizadas em uma estrutura de decomposição hierárquica que um processo foca no ciclo de vida e cria a seqüência do trabalho em uma estrutura de decomposição.

(2) A parte da UMA que modela os processos.

processo de entrega
Um processo de entrega é um processo especial que descreve uma abordagem completa e integrada para executar um tipo especifico de projeto.Fornece um modelo de ciclo de vida completo que foi detalhado por conteúdos de método seqüenciados em uma estrutura de decomposição de trabalho.
produto de trabalho
Na UMA, um produto de trabalho é um elemento de conteúdo que representa qualquer coisa usada, produzida ou modificada por uma tarefa.
produto de trabalho estático
Um produto de trabalho que é usado, mas não alterado, por um processo.
R
recurso reusável
Uma orientação que descreve um recurso - tal como código fonte, templates, padrões, frameworks arquiteturais, modelos de domínio, etc - que pode ser reusada em um contexto diferente.
regra de negócio
Uma declaração de uma política ou condição que deve ser satisfeita pelo sistema sob consideração. Para mais informações veja Requisitos Suplementares.
relatório de progresso da iteração
Um relatório importante para o entendimento do status de uma iteração. Ele mostra a tendência de quanto trabalho ainda deve ser feito na iteração.
relatório de progresso do projeto
Um gráfico que consiste de duas perspectivas, o eixo horizontal mostrando as iterações e o eixo vertical indicando os itens restantes da Lista de Itens de Trabalho.
requisito
  1. Uma capacidade necessária para o usuário resolver um problema e alcançar um objetivo.
  2. Uma capacidade que deve ser alcançada ou possuída por um sistema ou componente de sistema para satisfazer um contrato, padrão, especificação ou outra documentação formalmente imposta [THA00].
requisitos suplementares
Requisitos que definem atributos de qualidade do sistema necessários tais como desempenho, usabilidade e confiabilidade, bem como os requisitos funcionais globais que não são capturados nos artefatos de requisitos comportamentais tais como os casos de uso.
resultado

Descreve principalmente um produto de trabalho intangível que é um resultado ou estado. Um resultado também pode ser usado para representar um produto de trabalho informal.

risco
Uma condição que pode potencialmente afetar, impedir ou limitar o sucesso de um sistema. Os riscos do projeto podem ser vistos como ameaças ou oportunidades.
roteiro
Uma orientação que resume um processo, frequentemente de uma perspectiva particular, tal como pelo fornecimento de uma estratégia de inspeção com uma seqüência linear de uma instanciação típica de atividades.
S
saída
(1) Qualquer produto de trabalho que seja o resultado de uma tarefa. Veja: entregável.
stakeholder
Um indivíduo que é materialmente afetado pelo resultado do processo (ou seja, o entregável que o processo produz).
T
tarefa
Uma unidade de trabalho que um papel pode ser solicitado a executar.
template
Uma orientação, que especifica a estrutura de um produto de trabalho, fornecendo índices, seções, pacotes, cabeçalhos e formatos normalizados predefinidos, bem como descrições sobre a forma como as seções e pacotes poderão ser usadas e completadas.
testador
Papel que representa alguém responsável pelas principais atividades do esforço de teste.
tipo de produto de trabalho
Uma categoria padrão, que representa um grupo de produtos de trabalho relacionados que, em contraste com o domínio, é mais orientada para apresentação (como modelos, especificações, planos, etc).
Transição
Quarta e última fase do ciclo de vida de projeto do OpenUP, que resulta em uma liberação do produto final.
U
UMA
Acrônimo para Arquitetura de Método Unificada. A UMA é uma arquitetura no estado-da-arte para a concepção, especificação e armazenamento de meta dados de métodos e processos.
V
velocidade
Uma importante métrica usada para o planejamento da iteração. Ela indica quantos pontos são entregues em uma iteração por uma determina equipe em um projeto.
versão
Uma variante de algum artefato; as últimas versões de um artefato normalmente evoluem a partir das versões iniciais.
visão
Coleções de conteúdo estruturado criadas para direcionar a publicação e facilitar a navegação. São especificadas usando categorias personalizadas.
visão
A visão do cliente ou usuário a respeito do produto a ser desenvolvido, especificada no nível das principais características e necessidades dos Stakeholders.
visão arquitetural
Uma visão da arquitetura sob uma determinada perspectiva.
W
white paper

Um tipo de orientação para documentos publicados externamente que podem ser lidos e entendidos de forma isolada dos outros elementos de conteúdo e orientações.

Á
ágil
Um conjunto de valores e princípios para desenvolvimento de software que usa técnicas leves de produção para entregar valor aos Stakeholders.



De: altair_ribeiro <altair.lara@xxxxxxxxx>
Para: epf-dev-ptb@xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Enviadas: Terça-feira, 28 de Julho de 2009 23:23:01
Assunto: [epf-dev-ptb] Glossário

 

Pessoal.
Não consegui achar o arquivo do glossário, pois estou montando um tutorial em português e preciso de alguns termos traduzidos para não ficar procurando no proprio EPF.
Depois pretendo disponibilizá -lo ao grupo.
Poderiam me ajudar?
Abraços.
Altair

__._,_.___
Visite a EPF-Wiki em: http://epf.eclipse.org/
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Back to the top